O Secretário Geral Alan Gomes e o Secretário de Assuntos Estudantis do DCE Natan Kennedy, participaram na manhã do dia 15 de Fevereiro de 2016 de uma reunião com alguns representantes dos Centros Acadêmicos da UVA, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis Professora Eveline Ximenes e o Pró-Reitor de Planejamento Professor Igor Pimentel para tratar do Edital do Auxílio Alimentação, Restaurante Universitário, Edital de Recursos para Eventos, Residência Universitária e outros problemas como Insegurança e Mobilidade.
Na ocasião a Professora Eveline (PROARES) iniciou apresentado o Edital do Auxílio Alimentação e falou da importância em comprovar situação de vulnerabilidade sócio-econômica para que seja aprovado o recurso do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e durante a conversa os representantes dos CAs e do DCE fizeram algumas sugestões para democratizar os auxílios.
O Professor Igor (PROPLAN) apresentou as ações da Universidade em relação a Residência e o Restaurante Universitário, foi citado a insegurança e os constantes assaltos aos estudantes da UVA, além da grande taxa de abandono nos diversos cursos.
O Secretário de Assuntos Estudantis falou da conversa que o DCE teve com o Tesoureiro da UNE para uma parceria na confecção do Documento Nacional do Estudante e que essa identificação pode contribuir na mobilidade quanto ao uso dos transportes e na compra das refeições para o Restaurantes Universitário e outras situações. Os cortes do Governo Federal no PIBID que tem atingido diretamente na formação de estudante da UVA. Além das contribuições para os editais e solicitou uma reunião com o Professor Igor para tratar mais profundamente dos problemas de insegurança e do repasse para o lote do Documento Nacional do Estudante.
Algumas alterações precisam ser aprovadas em reunião com o Administração Superior da Universidade, dentre estas alterações está prevista a liberação de Recursos para Eventos organizados pelos estudantes, CAs e DCE, tais como Semanas Acadêmicas, curso de féria, palestras, participação em Eventos de representação estudantil e outros.
Sobre o Restaurante a Universidade acredita que seja necessário mais recursos, porém o Governo do Estado vem realizando alguns cortes. É necessário um fundo permanente para manter o Restaurante dependendo da demanda e que possa atender da melhor forma os Estudantes.
Sobre a Residência, em breve o prédio deve ser desocupado e uma equipe técnica deve fazer uma adaptação no prédio para que possa atender melhor os estudantes. O Governo do Estado deve liberar alguns recursos para a aquisição de mobília como cama, mesa, forno, geladeira e outros.
Precisa ser estudado a melhor forma de ocupação do Prédio da Residência para que possa atender os Estudantes. Sejam os Estudantes mais carentes, os que moram mais longe, ou os que estudam em tempo integral, distribuição de algumas vagas por Curso ou Centros, tudo isso precisa ser discutido entre a Administração da Universidade e os Estudantes.
Diante deste cenário é necessário uma pressão para que o Governador libere alguns recursos e que precisam de mobilização estudantil. Sabemos que a Universidade necessita que os professores concursados tomem posse e alguns aguardam a nomeação. Concursos para servidores técnicos. Melhora na Infraestrutura e mais Assistência Estudantil que atenda todos os estudantes.
DCE por todos os cantos.