A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) ocupa a 182ª posição na lista de melhores instituições de ensino superior do Brasil na nova edição do ranking mundial Webometrics Ranking of World Universities, publicada nessa quarta-feira (6).
Além da péssima colocação a UVA está atras da UECE que ocupa a posição 66 do ranking nacional, a URCA na posição 146.
"Quatro critérios são usados: número de páginas do site da instituição encontradas no Google, quantidade de links externos direcionados à página, volume de arquivos de pesquisa (em PDF, Word, PowerPoint) encontrados no Google e número de itens publicados no Google Scholar, que reúne artigos, dissertações e teses."
Fonte: G1
"O Ranking Web ou Webometrics é a maior classificação acadêmica das Instituições de Ensino Superior. Desde 2004, a cada seis meses, uma independente, objectiva, exercício científico livre, aberto é realizada pelo Cybermetrics Lab (Spanish National Research Council, CSIC) para o fornecimento de informações confiáveis, multidimensional, atualizada e útil sobre o desempenho das universidades de todo o mundo baseado na sua presença na web e impacto.
Investigação apenas (bibliometria) com base rankings são tendenciosos contra tecnologias, informática, ciências sociais e humanas , disciplinas que geralmente eleva para mais de metade dos acadêmicos e estudantes em uma universidade abrangente padrão. Webometrics também medir, de forma indireta, outras missões, como o ensino ou a chamada terceira missão, considerando não apenas o impacto científico das atividades da universidade, mas também a relevância econômica da transferência de tecnologia para a indústria, o envolvimento da comunidade (sociais, , papéis ambientais culturais) e até mesmo a influência política.
Webometrics usa análise de links para avaliação da qualidade, pois é uma ferramenta muito mais poderosa do que a análise de citação ou de estudos globais. No primeiro caso, a bibliometria conta apenas o reconhecimento formal entre pares, enquanto as ligações não só inclui citações bibliográficas, mas também terceira participação partidos com as atividades da universidade. Inquéritos não são um instrumento adequado para Rankings Mundial como não há nem mesmo um único indivíduo com um profundo (vários semestres por instituição), multi-institucional (várias dezenas), multidisciplinares (ciências duras, biomedicina, ciências sociais, tecnologias) experiência em um amostra representativa (continentes diferentes) das universidades em todo o mundo."
Fonte: ranking mundial de universidades na internet.