Mais um leitor do Sobral Portal de Notícias enviou uma denúncia para a nossa reportagem. Segundo ele, alunos do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do campus Derby da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) sofrem com a falta de segurança no ambiente universitário.
Confira a denúncia na íntegra:
''Sou Gilberto, aluno da Faculdade de Medicina UFC Sobral.
Ontem a tarde fui com uns alunos da Medicina UFC Sobral deixar doações no Abrigo Coração de Jesus (por volta das 14:15) e deixei duas mochilas na biblioteca da Faculdade de Medicina (uma com material de semiologia <que utilizamos para atender os pacientes> e outra com meu NOTEBOOK, caderno e livros).
Quando voltei por volta das 16:30, só estava uma (a com material de semio). Não sei se foi apenas uma questão de confusão e a mochila foi levada ou se realmente foi furto.
Dinheiro e celulares já foram tiradas de dentro das mochilas em espaço interno da faculdade (biblioteca, salas de aula). Bicicletas de alunos já foram roubadas.
E episódios semelhantes aconteceram dentro do CCS (campus da UVA ao lado).
Sem falar dos episódios recorrentes de assalto pelas redondezas externas da faculdade
Acredito que isso tem se tornado tão rotineiro que foi banalizado e a vítima tem sido culpabilizada. "Ah, mas isso foi um descuido do aluno". Mas acho que isso nao pode acontecer.
As universidades públicas são polos educacionais, onde os alunos passam praticamente todo o seu dia, uma segunda residência.
Qualquer ação de violência (desde um pequeno furto) deve ser algo espantoso, porque só reflete a expansão sem limites do crime, da impunidade e da falta de preocupação por parte da administração pública.
Não tem câmeras, não tem controle de acesso, não tem policiamento ao redor, não tem espaço suficiente para guardar os pertences.
Fora que, por ser um "objeto pequeno", a própria polícia, muito provavelmente, nem vai se empenhar. Ainda mais por já haver um preconceito social com os alunos de Medicina ("ah, ele vai ser médico, o que é um computador pra ele?").
A questão não é o computador, mas sim todas as pesquisas, trabalhos e anos de noites mal dormidas e produção científica perdidas. Além da simbologia da falta de segurança, claramente.''
Fonte e imagem: Sobral Portal de Notícias